Tosse Seca: Remédio, Xarope, Como Tratar

A tosse é uma maneira de o organismo tentar expulsar algo que ele entende que não deveria estar nas vias respiratórias. É por isso que não é bom ficar tentando não tossir. Se você tiver vontade de tossir, tussa, pois o seu organismo precisa disso. Como no inverno o número de pessoas com doenças respiratórias aumenta muito, é comum que a tosse aumente e muitas pessoas se queixem do problema. O que fazer? O que é bom para tosse seca?


Há várias dicas e maneiras de limpar a garganta evitando a tosse seca. Separamos algumas que você pode fazer em casa seja através de remédios ou até mesmo xaropes caseiros, muito funcionais e úteis para momentos de muita tosse. Porém, lembre-se sempre que você precisa procurar um médico para saber qual a causa do problema e fazer um tratamento correto.

tosse seca


O que é Bom para Tosse Seca?

Limpar a garanta: misture uma colher de chá de sal em um copo de água morna e faça gargarejo. A água morna ajuda a aliviar o inchaço e o sal atua como bactericida.

Beba água: manter a garganta hidratada é essencial para que a tosse melhore. Por isso, beba bastante líquido durante o dia todo. Se preferir, pode fazer um chá que se bebido morno diminui o inchaço da garganta, o que é bom para tosse seca.

Ar puro: se você está dentro de um local empoeirado ou que possa ter aspirado algo que provocou a tosse seca, saia do local e fique pelo menos durante uma hora respirando ar puro para melhorar.

Sopas: tudo que é morno e mais para o líquido do que para o pastoso, ajuda a acalmar a garanta. A sopa também pode ser uma aliada. Troque a refeição noturna por uma sopa quentinha para ajudar a diminuir a tosse seca.

Suco de acerola e laranja: na maioria das vezes, a tosse seca vem junto à gripe. Por isso, é bom ingerir no seu dia a dia, sucos de frutas que são ricas em vitamina C como o de acerola e laranja. A vitamina C ajuda o organismo a se fortalecer e combater o vírus da gripe. Lembre-se que você deve fazer o suco fresco, na hora que for ingerir, para que os nutrientes estejam presentes em sua totalidade.

Bala de mel com própolis: se você puder ingerir açúcar, uma boa alternativa para melhorar uma crise é chupar umabala de mel com própolis ou de menta, que ajudam a aliviar a irritação da garanta, o que é bom para tosse seca.

Mel e limão: misture uma colher de mel a duas de limão e tome. O limão tem vitamina C e ajuda a melhorar da gripe. O mel é suave e ao passar pela garanta ajuda a amenizar a irritação, diminuindo a tosse.

Chá de gerbon: gerbon é um aliado de quem está com tosse, você pode tanto fazer o chá, quanto fazer balar de gerbon e consumir durante o dia, para aliviar a tosse seca.

Xarope Caseiro para Tosse Seca

  • 1 xícara de mel
  • 4 cenouras (médias)

Como fazer: centrifugar as cenouras e juntar o suco da cenoura ao mel, levar ao fogo baixo e deixar engrossar, depois poderá guardar em um recipiente de vidro tampado para tomar no decorrer dos dias. Deve-se tomar 1 colher 3 a 4 vezes por dia.

Outras dicas para acabar com a tosse seca

  • Leite com mel
  • Sopa de galinha
  • Mel e orégano

Gostou das dicas? Você talvez conheça alguma outra receita caseira que seja boa para tosse seca, se sim, deixe nos comentários!

Um comentário em “Tosse Seca: Remédio, Xarope, Como Tratar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *