Tosse com Catarro: Xarope para Acabar com a Tosse

A tosse com catarro ou não é uma reação normal do sistema respiratório, mas é preciso tomar alguns cuidados.


A tosse está presente em diversas infecções das vias aéreas. É a reação natural para expelir agentes invasores que se instalam na laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos. Mas é possível minimizar os efeitos da tosse com catarro, que sempre incomodam bastante os pacientes.

Tosse com Catarro

Há dois tipos de tosse: a seca e a produtiva (com catarro). Em geral, é resultado de problemas simples, como resfriados e gripes leves. Na tosse produtiva, a secreção se movimenta e é eliminada; na seca, o catarro parece não existir. É importante submeter-se à avaliação médica, pois a secreção pode escorrer por causa de uma desidratação ou tratamento incorreto.


Em alguns casos, a tosse pode ser um sinal de câncer no pulmão. Tosse com ou sem catarro presente por mais de três semanas dispara o alarme: é o momento da consulta ao médico.

tosse com catarro

Causas e sintomas

Sem nenhuma infecção ou inflamação instalada, o fumo é o principal agente da tosse. O famoso pigarro dos fumantes é sinal de que a secreção está se ampliando e é preciso retirar o catarro. A secreção é produzida pelos brônquios para lubrificar as paredes dos pulmões, mas o excesso pode causar irritações químicas e físicas, destrói os cílios que recobrem as mucosas e facilita o acúmulo de agentes estranhos nas vias aéreas.

Outras causas são a sinusite, a síndrome do gotejamento pós-nasal, asma, bronquite, refluxo esofágico e infecções do trato respiratório. Pacientes com hipertensão arterial tratados com medicamentos também podem apresentar tosse frequente.

Os sintomas associados à tosse são a coriza (secreção nasal), sensação de catarro escorrendo no fundo da garganta, falta de ar e chiado no peito, queimação no estômago e sensação de amargo na boca e tosse cm sangue (em casos bem mais raros, que exigem investigação clínica, pois há evidências de uma tuberculose em curso).

+ Confira também: Xarope para Tosse: Tipos de Xarope para Aliviar a Tosse

Tratamentos caseiros para melhorar a tosse com catarro

Em boa parte dos casos, a tosse com catarro é um incômodo passageiro, que pode ser tratada com algumas receitas domésticas. A canela é um bom excelente expectorante: um pauzinho de canela, três cravos da índia, uma rodela de limão de meio litro de água devem ser fervidos por cinco minutos. Em seguida, é preciso deixar esfriar e adoçar com uma colher (sopa) de mel. Duas xícaras por dia são suficientes para o alívio do paciente.

Mel com cenoura são indicados especialmente para crianças. Uma cenoura de tamanho médio deve ser ralada e coada até que permaneça apenas o suco do vegetal. Adoce com a mesma quantidade de mel. Para fazer a cenoura soltar seu sumo, é só deixá-la por cinco minutos na geladeira, sem a casca. A mistura deve ser oferecida várias vezes ao dia.

Se os sintomas persistirem, será necessário o uso de medicamentos específicos. Apenas o médico pode receitá-los; por isto, é sempre necessário evitar a automedicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *