Tosse Alérgica: Sintomas, Xarope e Como Acabar

A tosse alérgica, também conhecida como tosse seca, costuma surgir quando a pessoa entra em contato com alguma substância alergênica, como, por exemplo, pelos de animais, poeira e até mesmo pólen das flores ou árvores. Nesse artigo daremos dicas de como você poderá acabar com a tosse alérgica.


Por tratar-se de um quadro que atinge diversas pessoas, muita gente se pergunta o que é bom para tosse alérgica, mas antes é necessário entender e aprender mais sobre este problema que pode se tornar mais grave se não for cuidado corretamente.

tosse alérgica


Como Acabar com a Tosse Alérgica

De uma maneira geral, o que causa a tosse alérgica são fatores relacionados a uma alergia respiratória. Por este motivo, é comum que pessoas que tenham sinusite e rinite sejam mais propensas a sofrerem também com a tosse. Algumas das causas mais comuns à tosse alérgica são alergia à poeira e alergia ao pólen das flores.

Quais são os sintomas da tosse alérgica?

Os sintomas mais comuns da tosse alérgica são os seguintes:

  • Tosse seca sem a presença de nenhum tipo de secreção ou catarro
  • Tosse seca insistente que ocorre várias vezes ao dia e costuma se agravar ao anoitecer

É muito comum que o paciente seja alérgico a algo e não saiba, o que pode prolongar o problema. Existem testes de alergia que são recomendados por um pneumologista e que tem como objetivo justamente tirar esta dúvida. Vale ressaltar que filhos de pais alérgicos podem ter mais chances de desenvolver uma alergia respiratória e são mais suscetíveis à tosse alérgica.

O que é Bom para Tosse Alérgica?

O tratamento mais procurado e aceito é o uso de um xarope para tosse alérgica. Ele deve ser receitado por um médico depois de uma consulta e um diagnóstico preciso. Este tipo de medicamento combate a alergia e acalma a garganta, diminuindo os sintomas da tosse.

Xarope para Tosse Alérgica

No entanto, há outras opções que envolvem receitas caseiras. Duas delas são o chá de tanchagem ou o xarope de mel com orégano. Eles possuem propriedades que podem ajudar a acalmar a tosse, diminuindo o desconforto.

Outra opção que é muito utilizada para tosse alérgica é o xarope de mel com própolis. Ele deve ser usado todos os dias enquanto a tosse persistir, já que ajuda a manter a região da garganta hidratada e limpa, combatendo a tosse.

Para preparar o xarope de mel com própolis é necessário uma colher de mel e três gotas de extrato de própolis. Basta misturar bem estes dois ingredientes e tomar de duas a três colheres por dia.

No entanto, atenção! Este é um método caseiro que pode ser uma boa solução e pode ajudar a atenuar a tosse alérgica em alguns casos, mas se a tosse persistir e o quadro for grave, consulte sempre um médico de sua confiança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *