Sinusite: Sintomas, Melhores Remédios e Tratamento

A sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face, uma região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, olhos e maçãs do rosto. É um problema que incomoda bastante e pode ser secundária a um quadro alérgico, uma infecção ou qualquer outra circunstância que prejudique a drenagem de secreção.


Existem dois tipos de sinusite:

  • Aguda: acontece quando os sintomas aparecem por um período inferior a 12 semanas
  • Crônica: acontece quando os sintomas persistem por mais de 12 semanas

O que causa Sinusite?

sinusite


O problema pode ser causado por alguns fatores, geralmente por agentes infecciosos, como fungos, bactérias e vírus, ou então por fatores alérgicos. Circunstâncias externas, como choque térmico, cheiros fortes e excesso de poeira podem desencadear ou piorar o quadro de sinusite. Por fim, há casos extremos e raros que podem levar a uma crise, como a presença de tumores.

Quais são os sintomas?

Antes de descobrir o que é bom para sinusite, é preciso saber quais são os sintomas dela. Tanto a sinusite crônica como a aguda possuem sintomas semelhantes, com algumas diferenças pontuais.

Os sintomas da sinusite aguda normalmente vêm associados a um resfriado, enquanto que a sinusite crônica é um processo inflamatório com duração prolongada. Os médicos costumam diagnosticar sinusite crônica quando há a obstrução nasal associada ao menos a um dos sintomas abaixo:

  • Redução ou perda do olfato
  • Pressão ou dor facial
  • Náusea
  • Garganta inflamada
  • Dor de ouvido
  • Mau hálito

Os sintomas da sinusite aguda e crônica são semelhantes, com a diferença que os sintomas da crônica duram mais tempo e causam mais fadiga.

Como Tratar Sinusite

Como tratar? Depende do quadro e do paciente, mas alguns tratamentos muito utilizados podem ajudar a aliviar os sintomas, como por exemplo:

Sprays nasais: também conhecidos como corticoides nasais, auxiliam na prevenção e no tratamento da inflamação.

Corticosteroides orais ou injetáveis: eles são indicados para tratar a sinusite grave. Podem causar efeitos colaterais se forem utilizados por longos períodos de tempo. Por isso, sempre consulte um médico antes de optar por este tratamento.

Solução salina: trata-se de um soro que consiste na mistura de água e sal e ajuda a dissolver as secreções nasais. Pode ser inalado ou pingado nas narinas. Dica: misture uma colher de chá de sal para cada litro de água.

Descongestionantes: disponíveis em farmácias, eles são encontrados em comprimido, líquido ou spray. Não devem ser utilizados por muitos dias em sequência, caso contrário podem agravar os sintomas.

Cirurgia: em casos mais graves, quando a sinusite resiste aos tratamentos, a cirurgia pode se tornar uma opção. Por meio de endoscópio, o médico pode visualizar e remover ou raspar o tecido pólipo que está causando a sinusite.

O importante é se cuidar e sempre optar pelo melhor tratamento depois de conversar com seu médico. Ele saberá indicar o melhor e mais eficaz caminho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *