Infecção Urinária: Sintomas, O que Causa, Tratamentos

Você já teve infecção urinária? Muitos, popularmente, também a chamam de infecção de urina. Não importa o nome, pois qualquer um dos dois significa que alguma parte do trato urinário está com problema. Antes de falarmos como tratar a infecção urinaria corretamente, é importante que você entenda mais sobre essa doença.


infecção urinária

Como é causada a infecção urinária?

A infecção urinária é causada por bactérias que se aproveitam de um descuido na hora da higiene pessoal ou em banheiros, por exemplo, entram pela uretra e vão parar na bexiga. Muitas vezes, o próprio organismo se defende e não permite que ela se prolifere ou chegue para se instalar na bexiga. Porém, quando o indivíduo está com a imunidade baixa, apresenta outra doença préexistente ou ainda é infectado por uma bactéria bastante resistente, ele não consegue impedir que ela se prolifere e a doença comece.


Uma curiosidade, mas que é anatomicamente explicável, é que as mulheres costumam ter mais infecção urinária do que os homens. Isso acontece por que a uretra feminina é bem mais curta do que a masculina, ficando mais fácil para as bactérias passarem. Além disso, a abertura da uretra da mulher fica mais perto do ânus. Nelas, a chance de ter infecção urinaria após uma relação sexual ou usando como contraceptivo o diafragma também existe.

Há também algumas doenças ou características que fazem com que a pessoas que as tem se tornem predisponentes como: retenção urinária, idade avançada, diabetes, incontinência fecal, próstata aumentada, estreitamento de uretra, entre outros.

previnir infecção urinária

Como sei que tenho infecção de urina?

Se você sentir dor ao urinar ou começar a urinar muito e em pouca quantidade, pode ser sinal de que está com esse problema. Além disso, pode notar que sua urina possui sangue ou está mais turva. Algumas pessoas começam a ter febre e muito mal-estar.

Nesse caso, o melhor a ser feito é procurar um médico. Provavelmente ele pedirá um exame de urina, além do exame clínico, para confirmar ou não a doença. Em alguns casos, o médico poderá pedir exame de sangue entre outros exames.

Tratamentos para infecção urinária

O médico indicará um antibiótico, para evitar que ela evolua e ajudar na cura. Em casa, uma boa opção caseira é fazer um bom chá de alho ou de camomila e beber durante o dia. Eles ajudam na hidratação, o que é bom para infecção urinária. Suco de mirtilo também é um grande aliado que ajuda não apenas a tratar, mas a prevenir a doença.

Remédios para tratar infecção urinária

tratamento para infecção urinária

Em casos muito graves, nos quais os rins já estejam sendo afetados, pode ser necessária a internação.

Para evitá-la, é importante sempre trocar o absorvente e nunca passar muitas horas com o mesmo. É indicado também evitar o uso de banheiras na hora de se higienizar e preferir o chuveiro. Roupas muito apertadas também não devem ser usadas e as melhores calcinha a serem usadas são as de algodão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *