Furúnculo: Como Tratar? Melhores Pomadas e Remédios

Os furúnculos podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns no pescoço, rosto, nádegas, coxas ou axilas. O que é bom para furúnculo? Como tratá-lo? O que fazer se uma infecção dessas acontecer? Saiba mais detalhes abaixo!


O furúnculo nada mais é do que uma infecção cutânea que apresenta centros amarelados ou esbranquiçados. Ele pode envolver um folículo capilar inteiro e o tecido de pele próximo a ele. Normalmente, chega a ter o tamanho de uma ervilha, mas, se não for tratado corretamente, pode se espalhar por outras regiões da pele, crescer e ficar tão grande quanto uma bola de golfe.

furúnculo


Furúnculo: Pomadas e Tratamentos

Os furúnculos são causados, geralmente, por uma bactéria chamada Staphylococcus aureus, mas também podem ser causados por outras bactérias e fungos que penetram na pele. O dano ao folículo capilar é a brecha que estes micro organismos precisam  para penetrar profundamente nos tecidos do folículo e no tecido subcutâneo, causando, então, a infecção.

Excelentes pomadas e remédios que fazem reverter o quadro de furúnculo inflamatório são as pomadas de Ictiol com objetivo de eliminar o pus e ir secando aos poucos.

Existem outros remédios e pomadas com objetivo de tratar furúnculos, confira:

  • Nebacetin;
  • Furacin;
  • Pomada de Basilicão;
  • Pomada de Beladona  (possui cor preta).

Quais são os sintomas?

A infecção causada pelo furúnculo normalmente começa como um sensível nódulo inchado, de cor vermelha e rosada. Com o passar dos dias e com o avanço da infecção, ele se torna uma espécie de balão cheio de água, algo semelhante a um cisto. Conforme ele vai sendo preenchido com pus e tecido morto, a dor começa a aumentar.

Outros sintomas comuns são febre, coceira, fadiga, mal-estar, inflamação e vermelhidão ao redor da lesão.

Como Tratar um Furúnculo?

Afinal, o que é bom para furúnculo? Como tratá-lo? Algumas vezes, eles podem se curar sozinhos, mas é sempre importante ficar atento aos cuidados de tratamento a serem tomados. O furúnculo precisa ser aberto e drenado antes de sarar, por isso, compressas úmidas mornas ajudam a secá-lo e agilizam o processo de cura. Repita este procedimento várias vezes ao dia, mesmo depois que o furúnculo estourar ou for drenado.

Atenção! Jamais tente espremer ou abrir um furúnculo em casa. É possível que a infecção se espalhe e se torne ainda mais grave.

Outros cuidados importantes que ajudam no tratamento são os seguintes:

  • Lave bem as mãos depois de tocar na infecção/ furúnculo.
  • Jamais compartilhe ou reutilize panos, toalhas ou lenços e lave qualquer roupa ou objeto que tiver entrado em contato com as áreas infectadas com água bem quente.
  • Troque regularmente as compressas e descarte-as em um saco plástico bem fechado.

Em alguns casos mais graves, só quem poderá dizer o que é bom para o furúnculo e resolver o problema é um médico. Não deixe de procurar um especialista no caso de infecções maiores ou de furúnculos que duram mais de duas semanas ou que voltaram logo após terem sido controlados.

Além disso, furúnculos que atingirem áreas críticas, como o centro do rosto ou a coluna também devem ser tratados por um médico. Em alguns casos mais extremos, antibióticos orais ou injetáveis se fazem necessários para controlar a infecção.

Fique atento aos sintomas e cuide-se!

16 comentários em “Furúnculo: Como Tratar? Melhores Pomadas e Remédios

  1. Não sei mais oq fazer esse inferno sai sempre na minha nádega e na virilha já não aguento mais são anos sofrendo tomado vários remédios injeção e nada. Por favor de alguem souber de alguma coisa manda no meu email. Obg

    1. estava com o mesmo problema e meu médico receitou bactroban pomada ou bacrocin pomada 2 x ao dia durante 15 dias. sabonete soapex 1% liquido 2 x ao dia

    2. Oi,VC já procurou um dermatologista? TB sofro MT c furúnculo, iniciei um tratamento bem completo assim,antibiótico (clavulin) por 10/dias em 12/12 horas,pomada mupirocina TB por 10 dias,passar nas narinas, virilha e umbigo 2x ao dia e um sabonete manipulado a base d clorexidina a 4%,uso diário. O sabonete deve ser pássaro até no couro cabeludo. Acontece q estamos colonizadas pela bactéria q causa furúnculo.. É perigoso sabia? Vá a medico! É sério

    3. Bom dia Natália. Não sou médica e nem nada relacionado a medicina. Mas já tive vários furúnculos e um médico antigo me disse que não é nada de sangue. É uma bactéria que se instala no nariz e que se é combatida com a pomada GARAMICINA. Como usar: colocar um pouco da pomada em cada narina, axilas, umbigo, virilha e entre a vacina é o ânus. 3vezes ao dia. E no homem nos mesmos lugares só na parte de baixo entre o saco escrotal e ânus. E todos que moram com você tem que usar porque pega. Espero ter ajudado. No nunca mais tivemos eu e minha família. Abraços

    4. Tenho um furunculo nas nadegas por mais de seis meses, já usei várias pomadas e nada de cura, o que devo usar para acabar co esse mal?

    5. Natalia fui ao médico, ele me deu benzetacil disse Q se eu tomar 1 vez ao mês por 5 meses nunca mais vai sair, como se fosse um tratamento, saiu furúnculo na minha bunda esse fds, fui no medico eles me deram injeção, me deram cefalexina p eu tomar por 7 dias, pomada, e uma benzetacil, e inovei tratamento tomei a primeira dia 7 agora vou tomar mais quatro dela, todo dia 7 de cada mês até encerrar tratamento!

  2. Sofro com furúnculos a anos ja não aguento mais então não devo compartilhar nada nem sabonete nem lençol não sabia,ja tomei tantos remédios e pomada tenho diabete queria saber q posso fazer para tratar e não voltar mais não aguento de dor e os meus só saem na virilha e bunda trabalho sentada..

  3. Tenho um enorme na nádega já tomei bezentacil e tenho feito compressas não acho para comprar nenhuma específica só para furúnculo como aquela pomada preta isso encomenda demais

  4. Saíram dois furúnculos embaixo das minhas axilas,nossa doem muito me braço chega ta inchado, não consigo nem levantar o braço, o que passo para melhorar??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *