Nariz Entupido: Melhor Remédio para Desentupir

Nariz entupido, também conhecido como congestão nasal, pode parecer algo simples e que não exige grande preocupação. No entanto, este quadro, por mais que pareça simples, significa que algo no organismo está errado e também exige atenção.


Em recém-nascidos, por exemplo, a congestão nasal deve ser levada muito a sério. Isso por que, nos primeiros meses de vida, o bebê deve respirar pelo nariz e, caso o nariz entupido não seja devidamente tratado, a persistência deste quadro pode prejudicar a amamentação e até causar futuros problemas respiratórios.

Já o nariz entupido em adolescentes e adultos é apenas um incômodo na maioria dos casos, entretanto, pode acarretar problemas de audição e desenvolvimento de fala em quadros mais extremos. Portanto, atenção é sempre bem-vinda neste caso.


nariz entupido

O que é Bom para Nariz Entupido?

Geralmente a congestão nasal pode ser causada por um vírus ou bactéria. As causas que levam a este quadro são, em sua maioria, gripes e resfriados, além de possíveis infecções na face. Além disso, pode haver outras causas, como alergias e rinite.

Cuidados para bebês e crianças pequenas

Como já dissemos, bebês e crianças pequenas que ainda não conseguem assoar o nariz sozinhas precisam de atenção. Por isso, alguns cuidados importantes a serem tomados são os seguintes:

Use solução salina (soro) para o nariz. É possível comprar em farmácias ou então fazer um em casa misturando 1/4 de colher de chá de sal em 1/2 copo de água morna.

Feito isso, deite o bebê ou a criança e pingue duas ou três gotas do soro dentro de cada narina. Não se esqueça de enrolar uma toalha no ombro do pequeno. Deite a criança, colocando uma toalha enrolada sob os ombros dela. Espera cerca de 60 segundos.

O último passo é virar a criança/bebê de bruços para drenar o muco. Limpe a secreção fora do nariz com um pano ou um cotonete. Importante: Não insira-os dentro da narina do pequeno.

Cuidados para adultos

Nos adultos, os tratamentos mais procurados são mesmo os medicamentos, como descongestionantes e antigripais. Alem disso, sprays nasais e bebidas quentes, como chás, caldos ou canja de galinha também podem ajudar a melhorar o nariz entupido.

Remédios:

  • Neosoro
  • Sorine
  • Ou qualquer remédio com dizeres de “descongestionante nasal”

Quem não é muito adepto dos medicamentos pode tentar outros cuidados que também ajudam, como tentar manter uma postura ereta, aliviando o desconforto causado.

Quando procurar um médico? 

Não é difícil encontrar o que é bom para nariz entupido e aliviar os sintomas da congestão nasal, mas um médico deve ser procurado sempre que alguns sintomas mais graves começarem a aparecer juntamente com a o nariz entupido, como, por exemplo:

  • Visão embaçada e inchaço dos olhos, testa ou lateral do nariz ou bochecha;
  • Dor de garganta;
  • Tosse que dure mais de 10 dias.

Cuidar da saúde nunca é demais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *