Remédio para Gases: Eliminar Gases Intestinais

Quando em excesso, eles podem ser um problema. Entenda como eliminar gases intestinais com medicamentos feitos justamente para essa função.


Estudos indicam que cada adulto produz três litros todos os dias e, para eliminar estes gases expelimos em média 17 flatos – na linguagem popular, peidos ou puns. Os gases intestinais são produzidos normalmente e resultam da fermentação, por bactérias, de restos alimentares no interior dos intestinos. Além disto, ingerimos grande quantidade de ar, durante as refeições e mesmo na deglutição da saliva; é a aerofagia. Todo este ar precisa sair, em forma de flatos ou arrotos (que são a expulsão de ar contido no esôfago e estômago).

Aliás, pessoas que trabalham com a voz, como radialistas e professores, tendem a produzir mais gases, em função de engolirem muito ar em suas atividades. O hábito do tabagismo provoca idêntica situação.


A maioria dos problemas com gases acontece em função dos hábitos alimentares. O consumo de carboidratos, por exemplo, pode formar parte deles; quando eles não são digeridos adequadamente, acabam sendo fermentados. Os flatos são normais, apesar de algumas vezes serem um pouco dolorosos (provocam distensão abdominal e desconforto) e gerarem algumas situações de constrangimento.

como eliminar gases intestinais

O que é Bom para Eliminar Gases?

Para eliminar gases, algumas dicas simples ajudam. É necessário evitar o uso de roupas e cintos apertados, que dificultam a eliminação pela boca – e ele segue para os intestinos, onde encontra o material fermentado.

A alimentação deve ser observada caso a caso, já que cada organismo reage de maneiras diferentes aos nutrientes. Mesmo assim, as leguminosas estão entre as principais reclamações. Mas elas não devem ser eliminadas da dieta, apenas reservada para momentos em que o flato não se torne um “mico”.

Muitos alimentos não são processados de forma correta, em refeições corridas, com a mastigação deficiente e sem conforto. Tudo isto – e também longos intervalos sem ingerir nenhum alimento – aumentam a produção dos gases, assim como o estado emocional: o estresse também responde pela eliminação de puns.

Algumas xícaras de chás de erva-doce, hortelã e camomila (sem açúcar), além do consumo de iogurtes ajudam a minimizar o problema. Os chás reduzem a contração de alguns músculos intestinais, enquanto iogurtes, com seus lactobacilos, organizam a flora bacteriana.

Remédio para Gases Intestinais

Luftal é sem dúvida o medicamento mais famoso para eliminar os gases intestinais.

Mas se você quiser optar por algo natural, poderá também fazer nossa receita caseira com os seguintes ingredientes:

  • 2 colheres (de chá) de flores secas de camomila
  • 1 colher (de chá) de lúpulo
  • 1 colher (de sopa) de sementes de funcho
  • 1 xícara de água

Preparo: Coloque a água para ferver e depois coloque as ervas acima. Tampe e deixe ficar morno para consumo, depois, só coar e beber cerca de 3 xícaras do chá por dia.

Porém, o incômodo de muitas pessoas não está na quantidade de gases expelida, mas na sua qualidade: alguns são silenciosos e quase inodoros, enquanto outros são malcheirosos e barulhentos. O motivo para isto está no tipo de alimentação: grãos, repolho, nave, couve, ovos, algumas conservas e rabanetes, por exemplo, são ricos em enxofre, que dão o cheiro característico – e desagradável – para os flatos.

Muita gente tem o costume de ingerir líquidos durante as refeições, que causam alguns estragos, mais sensíveis se as bebidas de acompanhamento forem gaseificadas (como as cervejas, chopes e refrigerantes). Elas diluem as enzimas e dificultam a digestão, deixando mais material orgânico para ser fermentado nos intestinos. A intolerância à lactose ou ao glúten também favorece esta condição.

A prática de exercícios físicos também é recomendada. Entre outros benefícios, exercitar-se estimula os movimentos intestinais, fazendo com que o trânsito se regularize em poucos dias de caminhadas ou corridas. Aproveite para tomar isotônicos ou água de coco nestes momentos, para repor sais como sódio e potássio. Além de evitar câimbras, eles regulam a entrada e saída de água em todas as células, melhorando o funcionamento de todos os sistemas do corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *