Unhas Fracas: O que Fazer? Base, Vitamina e Tratamento

Ter unhas fracas é um problema que afeta muitas pessoas. Mas o que é bom para fortalecê-las?


Unhas fracas são um problema sério. Além do aspecto estético, ele pode causar problemas funcionais nos dedos e significar problemas mais complicados. Mas existem produtos disponíveis no mercado e também algumas receitas caseiras que pode deixar contados os dias das unhas fracas e quebradiças.

Em primeiro lugar, é preciso descobrir as causas do enfraquecimento das unhas – e, para isto, pode ser necessária uma consulta com o dermatologista. Antes disto, porém, vale prestar atenção em alguns pontos da manutenção das unhas.


unhas fracas

Unhas Fracas: O que Fazer?

Acetona, removedor e excesso de esmaltes podem tornar as unhas fracas. Estes produtos ressecam e tornam as unhas quebradiças, sem brilho e mesmo com manchas brancas na superfície. O uso contínuo de esmaltes impede a respiração do tecido; por isto, ao menos uma vez por semana, é preciso deixá-las sem nenhum tipo de cosmético.

A alimentação pobre em nutrientes, especialmente vitaminas, pode ser a responsável pelas unhas fracas. O uso de artigos de limpeza sem luvas também pode ser o vilão. Por fim, existem os problemas de saúde: fungos e bactérias que proliferam excessivamente nas unhas (inclusive provocando micoses), anemias, problemas de tireoide, desnutrição (inclusive por má absorção dos alimentos), sempre estão por trás das unhas que não crescem, quebram ou descamam.

Dicas para Fortalecer as Unhas

É preciso escolher um esmalte de qualidade, sem elementos corrosivos ou que causem reações alérgicas (muitas pessoas reagem mal ao tolueno e ao formaldeído, que estão na composição do cosmético). Uma dieta rica em proteína também ajuda a combater unhas fracas. É importante garantir especialmente a presença de cálcio e zinco nas refeições. Gérmen de trigo, laranja, acerola, leite, camarão, vegetais escuros e azeite também devem frequentar os pratos.

O uso de um hidratante para mãos e unhas com ureia na formulação ajuda a manter a saúde, com mãos sempre bonitas. Um suplemento para cabelos e unhas com colágeno hidrolisado também é um bom fortificante. Não roer as unhas é outra providência fundamental.

Entre as receitas caseiras, os melhores resultados são obtidos com a mistura de azeite e cinco gotas de limão, aplicadas com um pincel de esmalte ou um palito sem ponta. A mistura, que deve ser aplicada por sete dias com bastante abundância, deve cobrir não apenas as unhas, mas também cutículas e embaixo das unhas, sobre a pele dos dedos.

Confira dicas para unhas fracas:

dicas para unhas fracas

Outra receita fácil: um vidrinho de base incolor, meio alho picado e três cravos da índia. É só colocar tudo no frasco, misturar com o próprio pincel e aplicar o mix nas unhas. O único efeito colateral é o cheiro do alho, mas ele se dissipa em poucos minutos. A mistura deve ser aplicada durante duas semanas.

Existem bases fortalecedoras disponíveis em qualquer farmácia, mas, se o problema persistir, é preciso consultar um dermatologista, para investigar mais a fundo as causas das unhas fracas. Em alguns casos, ele pode receitar o uso de uma base produzida em drogarias de manipulação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *