Olheiras: Como Acabar com Elas? Tratamento, Cremes e Dicas

Quem nunca teve uma noite mal dormida e acordou na manhã seguinte com uma olheira desagradável bem no dia daquela reunião importante? É mais comum do que parece, mas, calma, também não é o fim do mundo.


O que causa as olheiras?

Segundo os dermatologistas, olheiras podem ser causadas por diversos fatores, como, por exemplo, cansaço, fadiga, noites mal dormidas, fumo, alergias, estresse e até rinite. No caso das mulheres, elas podem aparecer também durante a gravidez ou durante o período pré-menstrual.


Existem diversos métodos que diminuem o problema e ajudam a suavizar o arroxeado ao redor dos olhos. No entanto, é importante frisar que não há uma cura para elas, mas, com um pouco de pesquisa, é possível saber o que é bom para tirar olheiras.

olheiras

Como Tirar Olheiras?

Confira alguns desses métodos de tratamento contra olheiras:

Massagem na região

A massagem é relaxante e também diminui o edema que causa a olheira, principalmente a drenagem linfática facial. Siga os passos abaixo:

  • Com o dedo anular, comece deslizando a região de maneira suave fazendo pouca pressão. Inicie no canto interno e depois vá para o canto externo da pálpebra superior;
  • Termine dando leves batidas na região das lesões utilizando a ponta do dedo indicador e do dedo médio, alternando-os;
  • Quando terminar a massagem, feche os olhos e pressione o canal lacrimal por dez segundos, fazendo um pequeno círculo;
  • Repita o procedimento duas vezes ao dia.

Reduza o sal

Um dos métodos que é bom para tirar olheiras é diminuir o consumo de sal. Isso porque o sódio presente nele é um dos culpados pela retenção de líquidos, o que piora a aparência das olheiras e deixa a região ainda mais inchada.

Compressa de chá sobre os olhos

Alguns chás, como o chá de camomila, por exemplo, possuem ação anti-inflamatória e calmante, ajudando a diminuir o aspecto roxo causado pelas olheiras. Por isso, faça compressas frias de chá de camomila sobre os olhos: isso dará um efeito de vasoconstrição, em outras palavras, a compressa fará com os vasos sanguíneos se contraiam.

Para que este método tenha efeito, faça um chá bastante concentrado e mantenha-o no freezer em saquinhos por alguns minutos antes de levar aos olhos.

Repouse os saquinhos sobre os olhos por cerca de aproximadamente 10 minutos. Fique deitado e com a cabeça elevada, já que está posição estimula os vasos a voltarem ao seu tamanho original. Isso reduz o inchaço e, consequentemente, o roxo abaixo dos olhos.

Água fria

Lavar o rosto com água fria também é bom para tirar as olheiras. A água a baixas temperaturas promove o que os especialistas chamam de vasoconstrição dos vasos. Este processo ajuda a amenizar as olheiras. Atenção! Ao contrário do que muitas pessoas dizem, os dermatologistas alertam que a água morna pode piorar as olheiras.

8 horas de sono por dia

Dermatologistas garantem que o melhor tratamento contra olheiras é sem dúvida um sono regular de 8 horas por dia. Descansado, as olheiras somem!

Com essas dicas simples é possível prevenir o aparecimento deste desagradável problema e dormir despreocupado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *