Manchas na Pele: Como Tirar e Qual o Tratamento?

Conheça bons métodos e produtos para tirar manchas na pele.


A pigmentação da pele muda com relativa frequência em algumas áreas do corpo. Agressões externas (como a exposição excessiva ao Sol, ao vento, à poluição atmosférica, ao cloro das piscinas e à água salgada), fatores genéticos e algumas doenças são responsáveis pelo surgimento de manchas na pele. O abuso de cosméticos e o uso de hidratantes inadequados também respondem por parte dos casos. No entanto, nos estágios iniciais, há boas técnicas para tirar manchas de pele.

Elas surgem também no pescoço, colo e braços. As manchas de pele comuns acometem a grande maioria da população. É difícil cumprir religiosamente todos os passos para evitar o problema, como usar protetor solar ao menos duas vezes por dia (em ambientes fechados), usar chapéus e óculos escuros ao sair ao Sol ou manter a dieta equilibrada.


Quase sempre, o Sol é o grande vilão. Permanecer ao Sol por mais de 15 minutos ao dia estimula a produção de melanina, que é o pigmento que dá cor à pele. Este comportamento provoca a instalação de manchas inofensivas, mas incômodas quando se fala na questão estética.

manchas na pele

Como Tirar Manchas da Pele

Manchas superficiais de acne ou aquelas que surgem após uma tarde na praia ou no parque podem desaparecer com tratamentos caseiros. Um deles é aplicar Hipoglós ou Bepantol diretamente na pele afetada, de preferência com a pele previamente umedecida com água oxigenada dez volumes. Misturar um pouquinho dos dois cremes com uma gota de Aromit (vitamina A) suaviza a pele e reduz as diferenças de tonalidades.

Quem esta interessado em receitas caseiras, pode cortar um tomate em dois e aplicar as metades diretamente sobre as manchas de pele, pressionando por cinco minutos. Pode-se também fazer uma máscara com um pote de iogurte natural batido com o suco de um limão. A máscara deve permanecer sobre a pele por 20 minutos e, em seguida, ser retirada com água em abundância.

Manchas causadas por pequenas queimaduras de pele podem ser tratadas, depois de já cicatrizadas, com uma esfoliação leve, seguida por uma massagem vigorosa com suco de limão.

É preciso ter algum cuidado ao usar limão na pele. Depois do tratamento, a pele não deve ser exposta ao Sol (o que causaria outras manchas). Recomenda-se que seja feito à noite, lavando-se o rosto em seguida, com água morna e sabão.

Manchas de Pele resistentes

Nem sempre as manchas de pele desaparecem com fórmulas caseiras ou o uso de produtos tópicos. Às vezes, elas parecem estar decididas a ficar “enfeitando” a pele. Isto acontece geralmente quando o problema é agravado pelo tempo, por fatores hormonais ou doenças.

+ Confira:

Os melasmas são o problema mais comum. Eles surgem como pequenos pontos escurecidos, concentrados principalmente no rosto, causados pelo Sol e por fatores hormonais, como na gravidez ou durante o uso de pílulas anticoncepcionais. Quando as manchas não desaparecem com cremes específicos para tratamento do melasma, a solução é o peeling, como a esfoliação por dermoabrasão, que penetra mais profundamente na pele.

O lentigo solar é uma mancha de pele circunscrita, benigna, de cor castanha ou enegrecida, sem apresentar protuberâncias ou asperezas. Ele está associado ao avanço da idade. E à exposição aos raios ultravioleta. Neste caso, a avaliação médica é necessária, para eliminar a possibilidade de se tratar do lentigo maligno, um tipo de câncer de pele.

As manchas podem ser amenizadas com criocirurgia, laser, e aplicação de cremes à base de retinoides e agentes despigmentantes. Elas não desaparecem com cremes branqueadores, mas o uso de hidroquinona (4%) dá bons resultados.

As receitas e truques aqui apresentados são indicados para problemas leves. No caso de persistirem, ou de as manchas começarem a se unir, crescendo rapidamente, é preciso consultar um dermatologista rapidamente, para eliminar suspeitas ou iniciar o tratamento de uma doença mais séria o mais precocemente possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *