BCAA – O que é, Para que serve, Qual a função e Resultado

O BCAA é um suplemento composto por três aminoácidos essenciais. Serve para desenvolver a musculatura.


O BCAA – Branched Chain Amino-Acid, ou aminoácido de cadeia ramificada – é composto basicamente por isoleucina, leucina e valina, três aminoácidos essenciais (não produzidos pelo organismo humano). os aminoácidos são as menores partículas responsáveis pela formação das proteínas, que, por sua vez, formam os músculos.

O BCAA e a whey protein (proteína do soro do leite) são os suplementos mais populares nas academias e clubes. A função básica é ajudar o atleta a turbinar os treinamentos. Quando consumimos proteínas (as principais fontes são as carnes, ovos e leite), as moléculas precisam ser quebradas em partículas menores, para que nossas células possam aproveitá-las.


São necessários 20 aminoácidos para que a saúde humana seja promovida e mantida. Nosso corpo só produz metade deles: os demais são supridos pelas refeições e também pelos suplementos. Pessoas menos ativas conseguem obter as proteínas necessárias apenas com a alimentação balanceada. Os adeptos da malhação e dos esportes, no entanto, demandam uma quantidade maior do nutriente, que é proporcionada pelo BCAA.

bcaa como tomar

Efeitos do BCAA

Toda atividade física produz microlesões: é o chamado estresse muscular. Quanto mais intensa for a atividade, maiores serão as lesões. O BCAA é bastante eficaz na recuperação; quando, por exemplo, praticamos um treino de musculação, o corpo entra em estado catabólico (a parte do metabolismo em que a matéria orgânica é processada ou alimentada).

Caso a nossa carga proteica esteja deficiente, o corpo passa a utilizar as proteínas dos músculos para “continuar funcionando”. Isto, porém, é uma forma estratégica de utilização dos nutrientes e tem como efeito colateral a perda de massa muscular.

O BCAA impede que isto ocorra. O suplemento também é importante porque aumenta a produção de insulina, hormônio que apresenta forte função anabólica (o processo inverso ao catabolismo). A maior concentração de insulina permite a absorção de aminoácidos e outros nutrientes (que servem de matéria prima para a constituição dos músculos).

Além disto, o suplemento permite o aumento do teor de glicose nas células (a glicose entra em combustão com o gás oxigênio obtido através da respiração, produzindo a energia necessária para todas as atividades e funções do organismo).

Não existem efeitos colaterais ou nocivos à saúde com a ingestão do BCAA. O único cuidado é não exagerar nunca, seguindo as orientações de um educador físico.

O BCAA não é termogênico. Isto significa que o suplemento não tem nenhum efeito na redução do peso corporal. Caso este seja o objetivo, é preciso recorrer a uma dieta menos calórica e aumentar a intensidade dos treinos para ganhar massa muscular e reduzir a gordura.

bcaa

Como tomar BCAA corretamente?

De acordo com os principais fabricantes do BCAA, a dosagem ideal do suplemento fica entre quatro e oito gramas do produto antes e depois dos treinos. Algumas marcas de whey protein combinam o BCAA em sua formulação; desta forma, o atleta pode utilizar um único suplemento.

Quantidades menores do BCAA também produzem efeitos positivos. Neste caso, o atleta pode pensar em aumentar a musculatura no longo prazo, em um processo mais longo. Seja como for, não existe um prazo para tomar o suplemento: enquanto persistir a malhação, o BCAA continua se mantendo um excelente auxiliar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *