Teste de Gravidez é 100% certo? Como Fazer e Quanto Custa?

Em algum momento da vida, todas as pessoas têm necessidade de conhecer estas respostas. Afinal, como fazer um teste de gravidez? Ele é confiável e é muito caro para comprar? Seja para a esperança de uns e o “sufoco” de outros, os testes de farmácia são bastante precisos.


Qual a precisão de um teste de gravidez?

teste de gravidez positivo

No início da gravidez – entre sete e dez dias depois da concepção –, o teor do HCG (gonadotrofina coriônica humana), um hormônio de glicoproteína produzido pelo embrião (e mais tarde por parte da placenta, o sinciotroblasto) aumenta consideravelmente.


No início da gravidez, o HCG na urina e no soro do sangue (em laboratório) alcança 25 mUI/ml (miliunidades internacionais por mililitro). Entre oito e onze semanas, o pico do HCG atinge de 37 mil a 50 mil mUI/ml. É isto que mede o teste de gravidez vendido em farmácias e, como se vê, o resultado é bastante preciso.

Quanto custa e como fazer?

Os preços variam bastante, mas um teste de gravidez custa entre R$ 6,00 e R$ 55,00. As tiras são mais baratas, mas há testes de gravidez disponíveis no mercado que indicam a duração da gravidez (entre uma e duas semanas, duas e três semanas ou um período mais do que isto).

+ Confira os preços: Quanto Custa um Teste de Gravidez?

Alguns testes indicam “positivo” para gravidez até quatro dias antes do início previsto para a menstruação.

A amostra para indicar a gravidez é mais bem indicada no período da manhã, em jejum, por conter maior proporção de hormônios. O teste de farmácia é oferecido, na maioria dos produtos, em forma de tiras.

Nem todos os testes são iguais: isto depende da sensibilidade feminina. Os testes têm eficácia entre 75% e 92%. Qualquer que seja o resultado, é preciso consultar um ginecologista.

grávida teste

Quando fazer o teste de gravidez?

Mulheres com ciclo menstrual regular devem se submeter ao teste de gravidez ao menos com cinco dias de atraso da menstruação. Antes disto, a produção do hormônio HCG ainda é muito pequena, indetectável para os testes de tiras.

Se houver suspeita de gravidez (uma relação sexual sem proteção), mesmo que o teste dê negativo, é preciso repeti-lo uma semana depois. Vale lembrar que a produção hormonal varia de mulher para mulher. Se surgirem outros sinais, tais como enjoos matinais e hipersensibilidade e inchaço nos mamilos, é preciso consultar o médico.

+ Confira artigos relacionados a mulher:

Pílula do Dia Seguinte – Diad, Dose Única, Engorda?

Cólicas Menstruais: Como Aliviar? Melhor Remédio para Cólicas

teste de gravidez

Como é feito o teste?

O teste de gravidez pode ser feito em casa (não se trata de teste de gravidez caseiro). O ideal é realizá-lo com uma amostra da primeira urina do dia. Em laboratórios de análises clínicas, o exame é feito com o soro do sangue, o que resulta em maior índice de acertos (quase 100%).

É preciso seguir as instruções do fabricante do teste de gravidez, par obter resultados confiáveis. O prazo indicativo de fecundação varia de acordo com o produto escolhido e a alimentação do dia anterior pode interferir no teste, mascarando uma possível gestação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *