Dormir com Maquiagem Faz Mal, Como Cuidar da Pele

Mulheres se maquiam para ficar bonitas, mas, para manter a beleza, é preciso retirar a maquiagem antes de dormir.


Quase todas as mulheres usam os recursos da maquiagem para realçar os melhores traços – como os lábios ou os olhos – e também para disfarçar pequenas imperfeições, como manchas ou espinhas, além de reduzir o brilho e a oleosidade da pele. Em algumas profissões que exigem contato direto com os clientes, a maquiagem é obrigatória, mas, em geral, meninas pequenas já começam a se apaixonar por batons e esmaltes. Mas, se é um recurso de beleza, é também um grande risco para a pele e, por isto, é preciso retirar a maquiagem antes de dormir.

Trata-se de uma tarefa rápida, que requer apenas alguns minutos e é um poderoso auxiliar para a saúde da pele e também para retardar o envelhecimento e o surgimento de linhas de expressão – como o bigode chinês e os pés-de-galinha.


tirar maquiagem

Apesar de alguns maus exemplos, como o da atriz Kristen Stewart, famosa pela série “Crepúsculo”, que revelou ao site “Into the Gloss” nunca retirar a maquiagem à noite, por se achar “muito bonita pela manhã”, os efeitos nocivos são reais, dizem especialistas. Vale lembrar que a atriz ainda não completou 25 anos – cedo demais para que as rugas se manifestem, a menos que estejam associadas a problemas dermatológicos.

Por que retirar a maquiagem antes de dormir?

Toda mulher sabe que precisa retirar a maquiagem antes de dormir. É um conselho de mãe para filha muito antigo. O problema é que a maioria não sabe os motivos. Por isto, acabam não dando tanta importância. Além disto, por preguiça ou cansaço – a agenda feminina está a cada dia mais lotada –, muitas acabam se deitando com os cosméticos (ou o que restou deles depois do último retoque).

No curto prazo, a maquiagem favorece o surgimento de cravos e espinhas. Apesar de as novas formulações dos cosméticos garantirem mais conforto para a mulher, muitos poros são encobertos pelos produtos e prejudicam a respiração da pele.

Além disto, a maquiagem, especialmente quando em excesso (e isto pode ocorrer em apenas uma região do rosto, como os olhos ou o pescoço), impede a retirada de células mortas – a renovação celular é constante nos seres vivos. Em consequência, o mínimo que pode ocorrer é a desidratação, que vai conferir um aspecto cansado e envelhecido para o rosto. O hábito constante de dormir maquiada aumenta as rugas e o resultado acaba sendo exatamente o oposto do que se espera: no médio prazo, nada de jovialidade e beleza.

lavar rosto antes de dormir

Como ter um sono saudável

Para garantir a saúde integral, é preciso dormir bem. Sete ou oito horas bem dormidas permitem que retomemos nossas atividades com vigor. Ainda não são bem conhecidas as funções do sono, mas qualquer pessoa que tenha passado uma noite em claro sabe a desorientação e os pequenos desconfortos no dia seguinte: estamos acordados, mas o corpo quer se recuperar.

Dormir ajuda a desintoxicar o organismo, mas, se estas toxinas encontrarem uma barreira – a maquiagem – elas não poderão ser diluídas no suor do rosto (sim, suamos bastante durante o dia todo – faz parte da regulação térmica do organismo). O sono também ajuda a liberar melatonina, um hormônio relacionado ao combate de radicais livres, alguns dos principais “vilões” do envelhecimento (que também ganham uma “mãozinha” das substâncias degradadas da maquiagem).

Certamente iremos envelhecer, mas é possível fazer isto com classe: de acordo com a estilista Coco Chanel, “ninguém é jovem após os 40 anos, mas é possível ser irresistível em qualquer idade”. Mas alguns cuidados são totalmente necessários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *